Compreender as diferentes utilidades dos sistemas pode resultar em uma melhora significativa nos processos. Afinal, ao entender suas funções, podemos utilizá-los de forma mais eficiente.
Laura Motta
Copywriter
agosto 22, 2024
Tempo de leitura: Calculando...
Navegador de conteúdo
Assine nossa newsletter
Compartilhe este artigo
Entenda como usar seu sistema (APS, ERP ou MES) corretamente para facilitar o dia a dia da indústria.
APS ou Advanced Planning and Scheduling (planejamento avançado da produção)
O APS é um conjunto de técnicas e ferramentas que geram um sistema capaz de melhorar o planejamento e a programação de atividades dentro da produção
Além disso, normalmente é o próximo passo dado na indústria quando as planilhas feitas a mão ou os dados gerados manualmente pelo Power BI deixam de ser eficientes e o sequenciamento precisa de um salto. Assim, sendo rápido e assertivo o APS entra em ação, garantindo soluções para os gestores e PCP’s envolvidos.
Características principais:
– Otimização de recursos.
– Planejamento a médio e longo prazo.
– Integração com dados de demanda e capacidade.
– Considera restrições complexas, como capacidade de máquinas, disponibilidade de materiais e prazos de entrega.
Benefícios:
Melhoria na tomada de decisão: os dados gerados pelo APS te permitem tomar medidas com segurança e avaliar todos os pontos necessários.
Maior flexibilidade: não importa a eventualidade que aconteça o APS sequencia sua produção e você pode responder rapidamente as mudanças.
Eficiência operacional: como os cálculos têm maior assertividade o estoque é regulado perfeitamente, evitando perdas por desperdícios ou a falta quando necessário.
Visibilidade de ponta a ponta: o sistema te permite ter uma visão completa, partindo da cadeia de suprimentos até a chegada nos clientes finais.
MES ou Manufacturing Execution System (sistema de execução da manufatura)
Sendo assim, é um sistema de execução que monitora, rastreia, documenta e controla o processo de produção em tempo real.
Nesse sentido o MES é o sistema que conecta a camada de planejamento ao chão de fábrica o MES é focado nos trabalhos do dia a dia, e em como torná-los mais produtivo e eficiente.
– Integração com sistemas de automação industrial.
– Controle de qualidade.
– Rastreabilidade de produtos e lotes.
Benefícios
Supervisão em tempo real:permite que os gestores identifiquem e resolvam rapidamente gargalos e problemas de produção.
Processos otimizados: redução do tempo de ciclo de produção através da otimização de processos e eliminação de etapas desnecessárias.
Adesão a normas e regulamentos: ajuda a garantir a conformidade com padrões de qualidade e regulamentações específicas da indústria.
Relatórios personalizados: geração de relatórios detalhados e personalizados para suportar decisões estratégicas e operacionais.
ERP ou Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais)
Sendo assim, este é um sistema de software integrado que abrange diferentes áreas da empresa, como finanças, recursos humanos, compras, vendas, produção e muito mais.
Ou seja, sua função é proporcionar uma visão abrangente da empresa em um único lugar, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas, levando em consideração todos os pontos necessários.
Além disso, é natural que o impacto do ERP seja positivo, gerando mais qualidade e produtividade.
Características principais:
– Ajuda a gerenciar inventários, ordens de compra e produção.
– Integração entre diferentes departamentos da empresa.
– Facilita o planejamento de recursos empresariais.
– Gestão integrada de diversos processos.
– Foco em finanças, compras, vendas e produção.
Benefícios
Gestão centralizada:integrar todos os departamentos e funções em um único sistema te permite ter uma visão abrangente das operações da empresa.
Informações em tempo real: proporciona dados precisos e atualizados, permitindo decisões mais informadas e ágeis.
Adequação às normas: facilita a adesão a regulamentos específicos da indústria, reduzindo riscos de não-conformidade.
Adaptabilidade: permite à empresa adaptar-se rapidamente às mudanças no ambiente, mantendo sua relevância e vantagem competitiva.
Mas afinal, quais são as diferenças?
Ou seja, estas são as diferenças chave:
O APS é a gestão do futuro:se concentra no sequenciamento e programação da produção de forma automatizada e precisa, garantindo agilidade e menos retrabalho.
Porém o MES é a gestão do agora: foca seu trabalho nas execuções em tempo real do chão de fábrica, trazendo análises certeiras do que está ou não funcionando, entretanto não faz planejamentos distantes.
E o ERP é a gestão de documentos:oferece uma visão integrada e abrangente de todos os processos, garantindo que as informações necessárias estejam alinhadas em um só lugar, mas, não faz planejamento nem monitora em tempo real o chão de fábrica.
Integração entre APS, MES e ERP
Por exemplo: esses sistemas podem ser usados em conjunto para fornecer uma solução completa de gestão da produção e operações industriais, cada um abordando diferentes aspectos e níveis de planejamento e execução.
Lembrando que: aqui na Seed desenvolvemos um APS que prioriza a integração com outros sistemas, isso incluí MES e ERP, garantindo flexibilidade para indústria.