Seed Tecnologia

Produção de alimentos: como uma programação de produção ruim pode impactar as empresas

A produção de alimentos tem uma característica única. Seus produtos perdem valor, todos os dias, quando estão em estoque. E isso acontece rapidamente. No entanto, como tudo no mundo, as empresas também se deparam com a necessidade de fornecimento imediato aos seus clientes. É como ter que manter as gôndolas do supermercado sempre abastecidas e ter que manter o armazém o mais vazio possível. Obviamente, isso traz inúmeros desafios.


“Trabalhar com lotes grandes significa escassez e excesso de estoque ao mesmo tempo


O primeiro desafio para a produção de alimentos é prever as vendas, considerando os pedidos em atraso e os pedidos firmes. Normalmente, a previsão é feita e sumarizada em períodos mensais. Claramente, esta não é a melhor forma de produzir, i.e., produzir um lote apenas por mês. Se for feito, pode levar ao excesso de estoque de alguns itens e falta de cobertura em muitos. Mas o que é ainda pior, é a falta de disponibilidade dos produtos e consequentemente a perda de vendas. Portanto, a produção deve ser decomposta em vários lotes, contudo deve ser observado parâmetros como lote mínimo e máximo, cobertura de estoque e tamanho do múltiplo do lote, além de muitos outros. Esse plano de produção deve caber em semanas ou dias, não em um período de um mês. Portanto, mesmo que a empresa tenha um ERP com módulo MRP, ele não será suficiente, pois este módulo vai criar Ordens de Produção de forma errada, com tamanhos e prazos que não condizem com a necessidade. O problema óbvio é que este algoritmo ignora a premissa mais básica das empresas que é existir uma capacidade de produção. Portanto ele não é útil. apesar de observados os critérios para abertura de ordens de produção,  a sequência de produção ainda não está definida. Sequências incorretas levam a escassez, baixa produtividade, desperdício e tempo de inatividade da máquina por falta de programa ou excesso de setup.


Sequência de produção é uma arte para equilibrar produtividade e atendimento de pedidos


Finalmente, podemos facilmente supor que o que foi planejado nunca é o que realmente será produzido. Todos sabemos que a previsão irá conduzir o processo de compra de matéria-prima e também ajudará a determinar as necessidades de maquina e mão de obra. No entanto, a dinâmica de entrada de pedidos implica sempre a alteração do plano original e é preciso algo mais poderoso para ajudar as empresas.


Espera-se que 60% dos CSCOs tomem decisões mais rápidas, precisas e consistentes


Fonte: 2021 Gartner Future of Supply Chain Survey


A solução é agilizar o processo, eliminando procedimentos manuais e principalmente planilhas. Isso deve ser feito para integrar o ERP e o MES em um sistema de suporte a decisão. Ao fazer isso, a empresa, ao invés de buscar resolver problemas, vai buscar explorar oportunidades. Fazendo isso, a empresa também  dará visibilidade a todos, incluindo alta direção e equipe de suprimentos, e também departamento de vendas e clientes. Agilidade, colaboração e transparência são as chaves para o sucesso. É necessário aqui, ter um sistema com mobilidade, colaboração e integração não só com sistemas on-premise, mas também com IoT, e-mail,BIs e muitos outros. Isso significa que é hora de pensar seriamente nos requisitos da Indústria 4.0. Para isso, estamos trabalhando para dar uma nova solução para o mercado,resolvendo esse problema de uma perspectiva diferente e preparando as empresas produtoras de alimentos para a nova realidade. É bastante claro que as empresas precisam ter mais do que ERP, MES,Planilhas ou mesmo o antigo APS para estarem prontas para essa nova era.

 

Conclusão

Tentar seguir o plano, garantir a estabilidade e tornar a entrada de pedidos mais rígida, é apenas uma forma de aumentar o custo, diminuir a eficiência e reduzir a competitividade da empresa. Mas mesmo se você tentar, o problema aparecerá na forma de ordens de emergência, causando ainda mais problemas. Então é hora de redesenhar as operações de planejamento e agendamento, tornando-as mais enxutas, rápidas, autônomas, colaborativas e seguras. Apenas com um sistema de planejamento e sequenciamento da produção em nuvem é que a empresa estará pronta para enfrentar os novos desafios.

food production

Últimos Posts

Fale com um Especialista